Responsabilidade Social

Investimento de Impacto ou Responsabilidade Social




Muito se fala sobre investimento de impacto, muitos são os interesses e interessados. Mas eles estão ocorrendo, de fato?  Como funciona isso? 

A empresa deveria seguir minimamente o Triple Bottom Line (tripé da sustentabilidade - pessoas, planeta e lucro), ou seja, atuar de modo economicamente rentável, com atividades que não degradem o meio ambiente e, se possível, reduzindo ou compensando os danos causados. Além disso, deve gerar impacto social positivo - medido e rastreado de forma que possa beneficiar comunidades, ajudar a sanar problemas sociais, e ainda possa gerar ganhos aos seus acionistas. Isso seria o ideal!

Áreas que mais receberam investimento


De acordo com a pesquisa citada acima realizada pelo Aspen Institute, os investimentos mundiais estão primordialmente concentrados em 3 áreas no Brasil: Educação, Saúde e Inclusão Financeira e distribuídos entre as 3 grandes capitais de SP, RJ e MG. Recentemente algumas empresas começaram a realizar investimentos também no Nordeste brasileiro. 

Três fatores que os investidores mais levam em consideração para auxiliar sua tomada de decisão, a fim de que sua empresa esteja apta para receber investimentos, quando é planejada a produção de novos produtos ou serviços que geraram impacto social são:

1º lugar: A relevância de impacto social que o seu produto ou serviço causará.

2º lugar: Uma gestão verdadeiramente eficaz que permita gerenciar custos, receitas e impactos causados.

3º lugar: Sustentabilidade financeira e escalabilidade.

Ferramentas para medição do impacto


A necessidade de se avaliar o impacto social das empresas é grande, porque o “retorno financeiro” e “social” precisa ser mensurado. Foram assim criadas algumas ferramentas de medição, já utilizadas por diversas empresas, como a IRIS (Padrão de Relatórios de Impacto e Investimento) e o GIIRS (Sistema de Avaliação de Investimento de Impacto e Investimento). Não há uma regra obrigando as empresas a utilizá-las e também não é esse o seu propósito, mas sim auxiliar todo o processo de mensuração. Algumas empresas adotam metodologias próprias para o seu controle e medição que também são aceitas, justamente por não existir uma norma nacional ou internacional para isso.

Plataforma criada para fomentar o investimento de impacto no Brasil


Iniciativas como a da BRiiX Intercâmbio de Investimento de Impacto Brasil que criou uma plataforma com o propósito de aumentar o número desses investimentos, conectando empresas de impacto social e/ou ambiental positivo a investidores qualificados no Brasil e no Mundo, para que atinjam escala em suas ações e possam investir, pesquisar, comparar e monitorar seus investimentos, através dela.

Valores Investidos pelo Mundo


Os valores investidos nos negócios de impacto social têm estado muito aquém desse valor e do esperado pela maioria dos interessados.

De acordo com uma pesquisa realizada pela GIIN (Rede Global de Investimento de Impacto), sobre a indústria, apenas US$ 8 bilhões em investimento de impacto global foram realizados em 2012. O que representa um valor irrisório, representando apenas 0,01% dos quase US$ 80 trilhões de ativos em fundos de investimento administrados profissionalmente, que podem ser aplicados em novos negócios, ou mesmo nos que já existem. E a quantidade investida na América Latina e Caribe ainda é menor do que um terço deste percentual.

Alguns Aspectos Positivos


O Brasil tem hoje nas classes C, D e E o equivalente a 50% do poder de compra, representando quase 80% de toda a população brasileira. O que provoca um antagonismo enorme, alto potencial de compra versus a carência por produtos e serviços que atendam a esta população gigante e crescente. Há um mercado enorme a ser explorado, com nichos ainda não descobertos, mas que se encontrados não faltarão investidores, que estão ávidos por boas ideias, inclusive para contornar problemas atuais de inflação e redução de renda direta.

Empresas que investem em melhores ambientes para seus funcionários, e/ou causando impacto ambiental e social positivos, têm sua marca mais valorizada e reconhecida por seus consumidores e público em geral.

Cerca de 55% dos consumidores online de 60 países afirmam que estão dispostos a pagar mais por produtos e serviços fornecidos por empresas comprometidas com o bem-estar social e ambiental - de acordo com a Nielsen´s 2014 Global Survey on Corporate Social Responsability.

Alguns Aspectos Reflexivos


Investidores ainda veem o investimento de impacto positivo como uma solução intermediária entre a filantropia e o investimento de risco (venture capital). 

Você já parou para pensar que essa busca crescente por negócios de impacto pode desequilibrar os investimentos feitos para entidades que não geram lucro, e que são de cunho 100% filantrópico? São elas que apoiam entidades fundamentais para a sociedade ao apoiar a sustentabilidade financeira de entidades como orfanatos, casas de repouso, clínicas e casas especializadas no atendimento de crianças e adultos com deficiências dos mais diversos tipos, entre muitos outros.

Será que os Governos deixarão de investir em políticas públicas eficazes com serviços de qualidade que atendam à população, terceirizando para as empresas de negócios sociais essa responsabilidade?

Políticos x Políticas Públicas


Os investimentos, leis e incentivos do governo, administrados por seus políticos, poderiam colaborar com todas essas demandas.

Através do apoio a investidores pode-se ajudar a construir e desenvolver mercados para a inovação social, promovendo garantias de risco, uma vez que potencialmente microempreendedores são capazes de gerar milhões de novos empregos, assim como a melhoria do desenvolvimento humano e do desenvolvimento de novos talentos. Algumas pequenas iniciativas de prefeituras estão formando parcerias nesse sentido: dão suporte às empresas que, ao serem implementadas, geram efetivos impactos e benefícios à sociedade. 

O Brasil é um país de otimistas e empreendedores, mas que precisa de investimentos em informação e principalmente em formação, para potencializar a nossa capacidade de crescer e empreender em todas as áreas e em todos os níveis, gerando impacto real e sustentável para todas as comunidades. Afinal, as empresas são grandes comunidades fomentadoras, capazes de gerar impactos significativos e relevantes para as comunidades carentes de seu entorno e impactar à grande sociedade. E um dos meios mais importantes de ampliar esses efeitos é apoiar iniciativas que formam pessoas, aumentando seus conhecimentos e sua capacidade de contribuir de modo significativo para a sociedade.

O mais importante é estarmos todos voltados para ações que promovam o bem estar coletivo de todos e para todos!

Fonte: 

Instituto Aspen: organização de estudos educacionais e políticas com sede em Washington
CMQV: Câmara Multidisciplinar de Qualidade de Vida – Investimento de Impacto 
ASHOCA Brasil : Terreno escorregadio do Investimento de Impacto 

Pesquisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário